PGDay Roraima

Agradecimentos PGDay RR

A coordenação do evento PGDay Roraima, agradece aos participantes que mostraram-se interessados na tecnologia de banco de dados PostgreSQL e compareceram ao evento. Também um agradecimento ao CECOMP/DARI, CECOMP/DSM que apoiaram o evento de maneira geral e estiveram presentes durante as palestras e minicursos.

Justificativa quanto ao PGDay RORAIMA

Atualmente o mundo inclusive o estado de Roraima vem buscando atualizar-se no que tange as tecnologias da informação. E o fato que o maior patrimônio das instituições, são os dados armazenados em seus bancos de dados, podemos ressaltar que o processamento destes dados resultam em informações e a partir destas informações é possível gerar o “conhecimento” necessário para a sobrevivência das instituições. Com isso o nosso anseio em efetivar tal evento, é justificável.

O que é?

Postgres ou PostgreSQL é um projeto de Sistema Gerenciador de Banco de Dados open-source que foi iniciado em 1986, na Universidade de Berkeley, na Califórnia.

PGDay, ou Dia do Postgres, é um evento não tão formal quanto o PGBR (Conferência sobre PostgreSQL no Brasil) e de caráter regional, podendo ser realizado com poucas pessoas em qualquer/vários estados do País.

Quais são os objetivos?

É uma chance para que usuários, DBAs e desenvolvedores Brasileiros de PostgreSQL aprendam, se conheçam, troquem experiências, exponham casos de sucessos, desafios e fortifiquem sua rede de relacionamento profissional.

Algumas palestras são selecionadas, alguns temas levantados para serem debatidos, (como projeto de tradução por exemplo) e serve também como um termômetro sobre quais assuntos podem vir a se destacar para um futuro PGCon.

Outro objetivo fundamental do evento é promover o uso do PostgreSQL como uma ferramenta completamente gratuita de gerenciamento de banco de dados, de ótima qualidade e altamente competitivo com soluções proprietárias.

Objetivos específicos

Demonstrar na prática como instalar e executar serviços diversos com a ferramenta PostgreSQL, bem como apresentar alguns front-ends, bibliotecas e outras ferramentas para administrar o banco de dados de código aberto mais avançado do mundo de maneira correta, através das palestras e minicursos ofertados.

Qual o público alvo?

Dentre o público esperado estão:

  •     Organizações governamentais;
  •      Estudantes de cursos técnicos e de Universidades;
  •      Profissionais de empresas;
  •      Entusiastas de Software-Livre;
  •      Empresários em geral;

Data e Local

O evento será realizado dia 03 de Dezembro em Roraima.

Credenciamento às 08:00h. Palestras(manhã) e Minicursos(tarde). Obs. para realizar os minicursos é necessário realizar o credenciamento pela parte da manhã, temos quantidade limitada para os minicursos por conta dos laboratórios de informática.

no auditório do Pronat(UFRR).  Localizado na Av. capitão ene Garcez, Bairro Aeroporto. Boa Vista - Roraima. Informações com Diego Rivera Tavares email diegoriverata@gmail.com

Programação PGDAY em Roraima:

  •     Palestras(manhã);
  •      Mini Cursos (tarde);

Organizadores

Patrocinadores

Palestrantes

  • Diego Rivera Tavares de Araújo (UFRR/PROEG/CPV) - confirmado
  • Marcelo Matos (UFRR/CECOMP) - confirmado

 Apoio

 Apoio Musical

IPR